terça-feira, 10 de julho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
terça-feira, 8 de maio de 2012
quarta-feira, 18 de abril de 2012
quarta-feira, 11 de abril de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
sexta-feira, 6 de abril de 2012
quinta-feira, 5 de abril de 2012
TRÍDUO PASCAL
PASSAGEM DA MORTE PARA A VIDA
...
"Jesus ergueu-se da ceia, jarro e bacia tomou...
-Ó Mestre, não, por quem és! És o Senhor, és o Mestre, os meus pés não lavarás!
-O que agora faço não sabes, mas depois compreenderás...
Se vos amais uns aos outros - lhes disse o Filho de Deus - terá o mundo certeza que sois discípulos meus."
...
QUINTA-FEIRA SANTA: INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO E DA EUCARISTIA.
"EIS QUE ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DOS TEMPOS."
...
GETSÊMANI: ANGÚSTIA... E TRAIÇÃO.
...
SEXTA-FEIRA SANTA: MORTE SACRIFICAL DO SENHOR
ENTREGA PERFEITA DE AMOR; FORÇA QUE RECRIA O HOMEM.
...
SÁBADO SANTO: REPOUSO DO SENHOR NO SEPULCRO
MISTÉRIO DE SUA DESCIDA AOS INFERNOS
De uma antiga Homilia no grande Sábado Santo
(PG43,439.451.462-463) (Séc.IV)
A descida do Senhor à mansão dos mortos
Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.
Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos.
O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: “O meu Senhor está no meio de nós”. E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito”. E tomando-o pela mão, disse: “Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: ‘Saí!’; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’; e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’
Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa.
Por ti, eu, o teu Deus, me tornei teu filho; por ti, eu, o Senhor, tomei tua condição de escravo. Por ti, eu, que habito no mais alto dos céus, desci à terra e fui até mesmo sepultado debaixo da terra; por ti, feito homem, tornei-me como alguém sem apoio, abandonado entre os mortos. Por ti, que deixaste o jardim do paraíso, ao sair de um jardim fui entregue aos judeus e num jardim, crucificado.
Vê em meu rosto os escarros que por ti recebi, para restituir-te o sopro da vida original. Vê na minha face as bofetadas que levei para restaurar, conforme à minha imagem, tua beleza corrompida.
Vê em minhas costas as marcas dos açoites que suportei por ti para retirar de teus ombros o peso dos pecados. Vê minhas mãos fortemente pregadas à árvore da cruz, por causa de ti, como outrora estendeste levianamente as tuas mãos para a árvore do paraíso.
Adormeci na cruz e por tua causa a lança penetrou no meu lado, como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu lado curou a dor do teu lado. Meu sono vai arrancar-te do sono da morte. Minha lança deteve a lança que estava dirigida contra ti.
Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, já não te coloco no paraíso mas num trono celeste. O inimigo afastou de ti a árvore, símbolo da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus.
Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o reino dos céus preparado para ti desde toda a eternidade”.
...
VIGÍLIA PASCAL: RESSURREIÇÃO DO SENHOR
NOVO AMANHECER DA CRIAÇÃO
CRISTO VIVE!
FELIZ E SANTA PÁSCOA!
sexta-feira, 30 de março de 2012
"Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada."
(Vladimir Maiakóvski)
A vida é feita de escolhas e sacrifícios...
Algo sobre o Mistério Pascal:
Antigo... e sempre Novo!
Como não amar um Deus assim?
"A tentação de Cristo na montanha - Briton Rivieri)
"...(me) ama como um furacão. Eu sou uma árvore dobrando-se sob o peso de seu vento de misericórdia, quando de repente, eu estou desapercebido dessas aflições ofuscadas pela glória. Eu sei que eu ainda te amo, meu Deus, apesar da agonia"
(How He Loves Us - David Crowder)
segunda-feira, 26 de março de 2012
"Ainda que eu falasse línguas,
as dos homens e as dos anjos,
se eu não tivesse o amor,
seria como o bronze que soa ou como sino que tine.
Ainda que tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência,
ainda que tivesse toda a fé,
a ponto de transportar montanhas,
se não tivesse o amor, nada seria.
Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos,
ainda que entregasse meu corpo às chamas,
se não tivesse amor, isso nada me adiantaria."
...
(ICor 13, 1-3)
sábado, 24 de março de 2012
"O pecado mora ao lado,
e o paraíso... paira no ar!"
(Parabólica - Engenheiros do Hawaii)
A serpente que se arrasta pelo chão, oposta a posição ereta do ser humano, possui uma boa imagem para compreender a tática do mal.
Algo sobre a Velha Serpente...
"A serpente, isto é, o anjo pervertido, sabe que não poderá voltar novamente para a intimidade com Deus. Por isso, o homem ereto, que está em comunhão com Deus, representa para a serpente uma espécie de lembrança constante do que ela perdeu. A astúcia da serpente, então, consistirá em convencer o homem a abandonar este status de intimidade com Deus, portanto, em tentar pervertê-lo, como aconteceu com ela própria. Eis aí a imagem que torna visível o jogo da inveja que traz a morte à terra. A serpente sabe que a finalidade última desta tentação será conseguir tornar o homem como ela, isto é, um ser que se arrasta pelo chão."
(Para uma antropologia de comunhão - M. I. Rupnik)
Assinar:
Postagens (Atom)